Tuesday, July 29, 2008

Na vergonha (talvez não)

Às vezes não sei se é vergonha se é preguiça.

Se a minha escassa participação no mundo dos outros se deve ao embaraço ou ao sentimento de que o esforço é demasiado.
Ou ainda, talvez o esforço seja demasiado para o que daí penso poder retirar. Porque já tentei e, provavelmente, raras vezes acabou por dar origem em algo assim tão bom.
E aí provavelmente a culpa será minha, porque não consigo dizer bem o que quero.
Por isso os chats são uma invenção tão boa, porque sou muito melhor a conversar escrevendo do que falando. Aí não sinto tanta preguiça, muito menos vergonha. Tenho tempo para decidir o que vou transmitir.

Falar é muito difícil, exige demasiadas decisões ao segundo. Não é só por ter de escolher palavras de uma lista enorme. É que, a mim, as ideias não vêm em símbolos, mas sim em sensações. E demora muito mais tempo passar essas sensações para o verbal.

2 comments:

Rui said...

Eu acho que é normal e acontece a todos. Depois existe um certo grau de necessidade de atenção, que faz com que as pessoas participem mais ou menos de modo a ter a atenção das outras pessoas. E não quer dizer que a participação tenha de ser de alta qualidade. Porque de falar muito e com convicção, a realmente ter algum conteúdo que se aproveite, vai uma grande diferença... Que achas?

VdS said...

Bons segundos a ler isto...